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Marketing Político e Eleitoral: Case Vilmar Rocha Senador 2014
Case – Vilmar Rocha Senador 2014

Cenário
30 dias antes do início da campanha eleitoral de 2014, a Hyperframe inicia suas atividades no marketing digital da campanha do então Deputado Federal Vilmar Rocha (presidente regional do PSD), que, naquele ano, concorreria ao Senado, na coligação encabeçada pelo PSDB/GO.
Até aquele momento, embora não houvesse alavancagem de mídia e o engajamento dos seguidores fosse relativamente baixo, na condição de deputado, Vilmar já utilizava as redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter) para dar visibilidade a sua atuação parlamentar.

Missão da Hyperframe
Elaborar o planejamento das ações focadas nas mídias sociais visando aumentar o número de seguidores.
Difundir propostas do candidato, seu histórico político.
Mobilizar para a agenda de campanha.
Fornecer conteúdo para os formadores de opinião e a militância.
Aumentar o engajamento do público com a página e o candidato.
Promover o compartilhamento das propostas e ações.
Manter um canal aberto de relacionamento entre os eleitores e o candidato.

Estratégias
Com base nas pesquisas qualitativas e no monitoramento das redes sociais, criamos uma identidade visual mais jovial identificada com o target, com inclusão de um mascote e ampla utilização de ilustrações, visando dialogar na rede por meio de linguagem compatível com o meio.
A identidade visual e as estratégias de atuação no universo digital criadas pela Hyperframe geraram relevância para o conteúdo e criou um elo com os seguidores.
O planejamento de ações desenvolvido conjuntamente com a coordenação geral da campanha, foi alinhado para utilizar linguagens, formatos e plataformas específicas, buscando oferecer aos eleitores o que cada rede social tem de melhor.
A ferramenta Facebook, obteve um foco maior na composição de imagens com textos curtos, se utilizando de uma forma mais rápida para passar o conteúdo.
A prioridade eram informações que pudessem municiar a militância e eleitores com os argumentos e as propostas do candidato, sua história política, e propostas, além de informações sobre o dia-a-dia da campanha.
Através do monitoramento da rede, a equipe da Hyperframe foi capaz de antecipar eventuais crises que poderiam ser geradas a partir de temas polêmicos e ainda posicionar o candidato acerca de assuntos de maior interesse por parte dos eleitores.
No Twitter, o foco foi a cobertura jornalística da campanha, com postagens de conteúdo da assessoria de imprensa do candidato e retweet de matérias da imprensa online.
O Instagram foi usado como uma janela do dia-a-dia do candidato, com conteúdo de fotos informais mostrando um lado mais pessoal e algumas postagens de conteúdos do Facebook adaptados para essa mídia. Essa exposição do candidato como uma pessoa comum, criou uma grande empatia com os seguidores e aproximou a relação entre o candidato e os seus eleitores.
Para acelerar a comunicação entre a militância e a coordenação digital da campanha, criamos uma lista de transmissão no WhatsApp, aonde eram divulgados ações de campanha em primeira mão e material viral para compartilhamento nos grupos, como memes e vídeos, criados especificamente para o WhatsApp.
Em paralelo à criação do conteúdo online, foram realizadas ações de relacionamento direto com grupos já ativos no Facebook, produzindo materiais específicos para divulgação nos grupos, e um abrindo um canal diretos com a coordenação digital da campanha.
Dentre as ações inovadoras que a Hyperframe promoveu destacam-se os workshops de uso de redes sociais, ações de gamification, e encontros para debate de ações on e off line, inclusive com a participação do candidato, para aumentar o engajamento dos formadores de opinião e da militância.

Resultados
A partir da entrada da Hyperframe na campanha, até a conclusão do pleito, houve um crescimento de aproximadamente 50% no número de seguidores em cada um dos canais utilizados nas mídias sociais, e as urnas corresponderam à esse crescimento com o candidato recebendo mais de 1 milhão de votos, sendo que no início do pleito as pesquisas o colocavam com 7% e ao final, ele recebeu 37% dos votos válidos.

Acirramento dos enfrentamentos entre partidos de situação e de oposição, e as prováveis mudanças nas regras eleitorais em curso em 2015, sinalizam que este é o momento para renovar o discurso, a forma, o conteúdo e as próprias ferramentas de comunicação e marketing, visando as eleições de 2016.
Tudo indica que, a partir de agora, o ambiente digital – em especial as redes sociais e as ferramentas digitais – tornou-se o centro de decisão e os protagonista da comunicação entre partidos, governos, políticos, candidatos, cidadãos e eleitores.
Diante deste desafio, estar preparado para desenvolver um novo jeito de fazer comunicação, onde o que acontece no ambiente online, tornou-se determinante para o offline, significa redimensionar todas as ações midiáticas a partir deste novo paradigma.
O cenário anterior, que era determinado pelo curto espaço de tempo para implementação das ações de comunicação e marketing com grande volume de investimento, agora, deve ser planejado e executado com a maior antecedência possível e sustentado por investimentos de acordo com cada realidade.
Avaliação de cenário, monitoramento de rede, organização e treinamento das equipes de comunicação (propaganda e marketing), planejamento das ações de comunicação (curto, médio e longo prazos), gerenciamento de crise, reposicionamento de imagem, elaboração de plano de comunicação online/offline, são ações estratégicas que a a Hyperframe está apta para oferece a você, partidos e candidatos.

Parceiro Estratégico
Wagner Bezerra – Inteligência política
Tem liderado equipes de marketing e inteligência política e ou comunicação governamental nas seguintes agências: Duda Propaganda/SP – DM9/SP – Propeg/BA – OANA/AM – EngenhoNovo/-BA – Pública/SP.
Começou a trabalhar em marketing político e eleitoral em 1986, segmento em que se destaca pela precisão estratégica, ousadia estética e habilidade para aplicar a emoção na linguagem política. Mestre em Mídia e Cotidiano pela Universidade Federal Fluminense, Especialista em Políticas Públicas e governo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é graduado em Marketing pela Universidade do Norte do Paraná.
Seu atual desafio é renovar as estratégias de gestão de campanha e o discurso político-eleitoral, explorando o universo digital, as novas tecnologias, redes sociais, blogs, campanhas transmídia, com uso de multiplataformas capazes de aproximar os ambientes eleitorais online e offline.
Atribuições:

  • Realizar entrevistas em profundidade com o cliente para o embasamento do planejamento e da criação.
  • Aplicar a análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats) ou FOFA (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) com o objetivo de captar percepções críticas e subjetivas que serão cruzadas com a análise qualitativa resultante do monitoramento web.
  • Design de estratégias visando o reposicionamento da imagem do cliente.
  • Conceituar todo o esforço de comunicação, desenvolver posicionamentos e os necessários realinhamentos, de acordo com o cenário político-eleitoral.
  • Formulação de ações de marketing digital em convergência com as ferramentas offline (propaganda partidária, relacionamento com a imprensa, relações públicas com lideranças e atores sociais relevantes e participação eventos), a partir do conceito de comunicação 360.
  • Calibrar o discurso político.
  • Pautar e coordenar a equipe de jornalismo WEB.
  • Supervisionar as equipes de WEB que mediam as interações e gerenciam a imagem do contratante nas redes sociais.
  • Leitura das pesquisas qualitativas.
  • Direção de criação e redação final de todas as ações de comunicação e marketing implementadas online.